As escolas de Mistérios

Os Filhos da Luz, após muitas encarnações, têm toda uma gama de conhecimentos realmente elevados e seriam livres da necessidade de freqüentar uma escola. Pessoas autodidatas podem buscar aprender com a leitura e a meditação. Quem prefere um grupo para aprender, encontra nas escolas, muitas palestras, centros de estudo e muito mais, precisando para isto, se filiarem a uma delas. 

Osho repetidamente dizia que a existência é um grande mistério e que, enquanto ela não o desvelasse, nossas vidas seriam sem colorido, música e dança; sem êxtase. Mistérios que não poderiam ser entendidos intelectualmente, mas vividos. Para chegar a isto é necessário silenciar a mente. E que a meditação é o instrumento para tal. Muitas estratégias foram criadas para que as técnicas meditativas surtissem aquele efeito. Uma delas, muito antiga, é reunir um grupo de pessoas totalmente compromissadas com este propósito e que, juntas, iam buscando o silêncio.

Da mesma forma que um grupo de pessoas tagarelas, intensamente intelectuais, cria uma áurea de blá blá blás, o grupo que, pouco a pouco, for criando o silêncio da mente, será como uma amálgama que os unirá até o Mistério mais profundo.

É Comum Ouvirmos que a Maçonaria consiste em uma instituição que congrega homens de bons costumes, solidários e transformadores da sociedade. Há quem diga que sua origem remonta ás primeiras civilizações do mundo (egípcios, persas, gregos...) e que vem acumulando diversos conhecimentos desde então. O que podemos afirmar é que a Maçonaria, sem sombra de dúvidas, sempre foi uma Escola Iniciática de Mistérios, alicerçada nos símbolos e na tradição.

Os Antigos Mistérios nunca deixaram de existir, a Maçonaria é a prova da sua sobrevivência. Sua estrutura simbólica é muito rica e complexa. A interpretação dessa simbologia é responsabilidade individual do maçom: e é no processo dessa interpretação pessoal que se pode mal entender um "Mistério" e percorrer caminhos errados alimentando falsas teorias.

Ninguém ensina Maçonaria mundo afora, é preciso vivenciá-la: isso é algo comum em qualquer escola iniciática, cabe ao iniciado absorver e praticar cada palavra, cada símbolo, cada segredo e detê-los em sua existência. Os grupos intelectualmente capacitados são pequenas células das Escolas de Mistérios antigas, principalmente formados por maçons de mente, coração e espíritos livres.

Há muitos mistérios a resolver ou entender, os Mistérios da Índia, os Mistérios Egípcios, os Mistérios de Elêusis, os Mistérios Gregos, os Mistérios do Cristianismo, os Mistérios dos Judeus e dos Essênios, os Mistérios Cabírios, os Mistérios Sagrados de Zoroastro e de Mitra são temas que levarão uma vida inteira para estudar e entender, por isso entrar numa escola de mistérios seria uma boa opção para começar.